Vinha, Maria LúciaDias, Priscila GonçalvesFrancisquinho, Kelly GuaitaPanichi, Larissa2017-10-062017-10-062014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2701Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O objetivo principal deste estudo foi analisar a criatividade e a ludicidade na educação infantil no contexto das demandas da Escola Municipal de Educação Infantil Alice Otênio. Essa EMEI integra o Sub Projeto “Pedagogia-Educação Infantil”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID. O estudo se pautou em pesquisa bibliográfica e em observações na EMEI, a qual apresenta demandas da ordem de estrutura física, de manutenção, de número insuficiente de docentes e de aprofundamento didático e pedagógico. Concluiu-se que a criatividade e a ludicidade na educação infantil devem ser consideradas como eixos norteadores das atividades pedagógicas e que, no entanto, a realidade da EMEI observada coloca importantes demandas que devem ser enfrentadas para que a criatividade e a ludicidade possam ser efetivamente consolidadasporopenAccessEducação infantilCriatividade - ludicidadeDemandasCriatividade e ludicidade na educação infantil: demandas situadas na EMEI Alice OtênioconferenceObject