OrientaçãoSalvino, Andréia de Castro2021-07-212021-07-212021-06-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6220Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.O presente trabalho apresenta um empenho político por auto definição, como resposta à construção histórica da educação na América Latina que se estabeleceu, em conjunto com diversos aparatos ideológicos, por demanda de civilizar nossas sociedades. Ancorada na crença de que a matriz colonial de poder criou uma estrutura que nos transforma em "seres para outro", para o projeto colonizador, entendo o exercício de sentipensar (razoar desde a mente de desde o coração) quem somos, e como se deu tal processo, fundamental para qualquer caminho que se pretenda alternativo ao modelo capitalista de desenvolvimento. Todas as vozes que me falam simultaneamente gritam juntas por justiça e liberdade.poropenAccesscolonialidade, eurocentrismo, interseccionalidade, interdisciplinariedade, sentipensar.(Des)norteada por Todas as Vozes que me Falam Simultaneamente: uma Busca por Sentipensar a Educação<resourceType xmlns="http://datacite.org/schema/kernel-3" resourceTypeGeneral="Other">bachelorThesis</resourceType>