Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de MendonçaWeit, Claudia Daiane2018-09-042018-09-042017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4054Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoEste trabalho, consiste em demostrar a concepção que o aluno tem frente a disciplina de Química, assim como procurar compreender a justificativa das dificuldades apresentadas pelos mesmos. Sendo assim, almejou-se a realização de um minicurso a uma Escola Estadual de Missal-Pr, cuja a temática abordada foi “A Reação da Química”. O propósito do minicurso foi dividido em três etapas. A primeira etapa compreendeu analisar a concepção que aluno apresenta dentre ao seu conhecimento prévio para a disciplina de química, através do uso de uma questionário. A segunda etapa, buscou enfatizar uma abordagem a Alquimia, alguns avanços da ciência química, e alguns experimentos. Entretanto, a terceira etapa do minicurso incidiu a realização de sete experimentos com caráter demonstrativo, buscando instigar a curiosidade dos alunos sobre os fenômenos químicos apresentados, propiciando o momento do senso crítico a interpretação assim como a autonomia de percepção a tirar suas conclusões. A realização deste artigo enfatizou- se no embasamento da primeira etapa do minicurso, evidenciando a concepção que aluno apresenta para disciplina de químicaporopenAccessEducação - ensino de químicaMissal (PR) - BrasilAnálise da concepção dos alunos de uma Escola Estadual de Missal - PR quanto a disciplina de QuímicaconferenceObject