Ingui, PatriciaClérico, GraciaAssis, Raquel Martins deVasconcelos, RobertaGaspar, Yuri2020-04-162020-04-162019-09-04CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5718O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.Los docentes de cinco cátedras del área de Psicología pertenecientes a tres universidades: Universidad Nacional del Litoral (UNL – Santa Fe, Argentina), Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG - Belo Horizonte, Brasil) y Universidad Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM Diamantina, Brasil) desarrollaron entre 2016 y 2018 un proyecto de internacionalización curricular titulado: “Lo intercultural en las subjetividades de adolescentes y jóvenes argentinos y brasileros: Estudio de casos comparados como ocasión para el encuentro con el otro. Se propuso allí fomentar el diálogo intercultural entre los equipos docentes en vistas a la internacionalización en la formación de los alumnos y valorar la metodología de estudio de casos comparados como una forma de abordaje de las subjetividades en adolescentes y jóvenes desde una perspectiva intercultural (Vasconceles Leite, et al., 2017).spaopenAccessInternacionalización universitariaEducación superiorInterculturalidad e internacionalización curricular. Integración entre docencia, investigación y extensión en torno a las subjetividades juvenilesconferenceObject