Martins, Mirian Fernanda Dolores GranadoSantos, Tais Mara dosMotta, Marcelo de Souza2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2624Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este artigo narra a experiência vivenciada por estagiárias bolsistas do PIBID 4 da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Cornélio Procópio (UTFPR-CP) ao observar uma turma de sala de apoio do Colégio Estadual, da cidade Cornélio Procópio, com a aplicação de um jogo com o intuito de apresentar o conteúdo das quatro operações fundamentais da matemática de modo diferente, para auxiliar nas dificuldades apresentadas. O jogo Bingo de Operações foi escolhido e confeccionado pelas estagiárias tendo em vista abordar de forma lúdica o conteúdo proposto no mesmo, suprindo dificuldades básicas para o aprendizado matemático. Ao término desta investigação observou-se uma grande interação dos alunos e a ressignificação das operações básicas o que detalharemos no decorrer deste artigoporopenAccessJogos educativosEducação - ensino de matemáticaA utilização dos jogos como recurso didático da matemática na sala de apoioconferenceObject