Silveira, Verli Fátima Petri daHarb, Fidah MohamadVargas, Thaynara Luiza de2018-07-302018-07-302017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3931Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoEste trabalho visa explicitar resultados obtidos no projeto Leituras Dirigidas e Cinema na Escola que foi desenvolvido com alunos da EMEF Santo Antônio Pão dos Pobres, em bairro carente de Santa Maria, sob coordenação dos integrantes do Grupo PET Letras - UFSM. O projeto durou três anos na escola e agora está em andamento na EEEM Naura Teixeira Pinheiro. Seu objetivo é incentivar os alunos a lerem, refletirem e produzirem textualidades, relacionando tais leituras com o cinema, via apresentação de curtas. O projeto foi um meio de aproximação da Universidade com a escola, mantendo uma relação de interlocução entre essas comunidades. A metodologia se divide em diferentes momentos. Primeiramente, realiza-se o planejamento do projeto com o auxílio e orientação da coordenadora do projeto e tutora do Grupo PET Letras, em encontros para que os estudantes tenham liberdade de apresentar suas ideias. Em um segundo momento, parte-se para a atividade em ambiente escolar, para que alunos e petianos interajam e a proposta de trabalho seja apresentada. A cada encontro tenciona-se realizar uma proposta diferente com apresentações orais do que eles produzem, teatros, desenhos, pintura, atividades lúdicas, escrita criativa, como forma de criar um modo diferenciado de aprendizagem. Logo, a atividade permite aos alunos desenvolverem uma nova percepção na relação de escrita e cinema, principalmente por instigar neles o desejo de conhecer o diferente, unindo linguagem e tecnologiaporopenAccessLiteraturaCinemaProdução textualLeituras dirigidas e Cinema na escolaconferenceObject