Silva, Jéssica de PaulaTamagnoni, Débora CristinaGiacobbo, Elizabeth Maria2017-10-312017-10-312014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2872Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Esse relato de experiência apresenta uma situação de prática de ensino desenvolvida no projeto Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) 4 , do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Cornélio Procópio. A atividade foi realizada em uma escola estadual na Cidade de Cornélio Procópio-PR numa turma de sexto ano. O objetivo foi introduzir o conteúdo de Geometria de forma contextualizada a partir da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e por meio de materiais manipuláveis, explorar a geometria plana e espacial proposta pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica da SEED-PR. Como resultado dessa atividade, observou-se que trabalhar com materiais manipuláveis torna o processo de ensino- aprendizagem mais envolvente e interessante para o aluno, pois permitiu que eles compreendessem o conceito de polígono regular e percebessem a diferença entre geometria plana e geometria espacialporopenAccessGeometriaPoliedrosMateriais manipuláveisIntrodução ao conteúdo geometria a partir da construção da bola de futebolconferenceObject