Galante, Ana Vitoria Pereira2024-10-232024-10-232024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8567Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais e Integração.Este trabalho investiga o processo de internacionalização da marca “Destino do Mundo”, que representa o destino turístico de Foz do Iguaçu, com um recorte temporal de 2020 a 2023, marcado pela pandemia de COVID-19 e pela subsequente retomada do turismo global. Considerando a interseção entre Turismo e Relações Internacionais, a pesquisa busca compreender as ações e o planejamento que moldaram a promoção internacional de Foz do Iguaçu, destacando as influências globais e locais que impactaram esse processo. A metodologia adotada inclui uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica e documental, analisando documentos oficiais, relatórios de desempenho turístico e campanhas de marketing. Os resultados apontam que a internacionalização do destino é sustentada pela participação em feiras internacionais, parcerias estratégicas e campanhas de promoção, com destaque para a América Latina, América do Norte e Europa. No entanto, foi observada uma falta de crescimento em mercados como China e outras regiões emergentes. Conclui-se que, apesar da eficácia das ações promocionais, há uma necessidade de diversificação nas estratégias de marketing para manter a competitividade do destino. A hipótese de que a cooperação ocorre em um ambiente restrito foi parcialmente confirmada, revelando a importância de expandir o alcance das ações internacionaisopenAccessturismointernacionalizaçãopandemiaFoz do Iguaçu.“Destino do mundo”: a internacionalização do turismo de Foz do Iguaçu no contexto da pandemia de Covid 19.