Oliveira, Sandra Regina Ferreira deCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de2017-10-022017-10-022014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2546Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho apresenta considerações sobre a escolha das escolas que compõem o Pibid na Universidade Estadual de Londrina, a partir do edital de 2014, e as possíveis relações entre estas escolhas e o IDEB. A análise documental assegura que as propostas dos editais da Capes não são totalmente explícitas quanto a relação entre a escolha das escolas e o índice do Ibed. Nos documentos, embora sejam encontrados indícios constantes sobre tal relação não se localiza indicadores explícitos sobre o processo de escolha das escolas e tampouco atrela tal escolha aos índices do Ibeb. Tal cenário pode ser compreendido visto que não há consenso no cenário nacional sobre a representatividade do IDEB enquanto indicador da qualidade da educação nas escolas ou no país. Na UEL, os índices das escolas que atualmente compõe o Pibid variam de 5.8 a 3.5, o que indica certa diversidade de perfil institucionalporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)A escolha das escolas no Pibid e sua relação com o IDEBconferenceObject