Duarte, AndréNunes, Sidemar PresottoDuarte Junior, David MelotoOliveira, Fernando Domingues de2017-10-062017-10-062014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2680Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Compreender a realidade dos educandos a partir do conceito de classe tem sido um desafio para a Escola Estadual do Campo Santa Inês, principalmente dentro da proposta de Educação do Campo, que tem se proposto a implementar. Identificar e reconhecer a diversidade e origem histórica dos educandos pode levar a uma perspectiva multicultural, que pode não passar apenas do reconhecimento das diversidades, ignorando a classe a que pertencemos. No entanto, não há como identificar as classes que os educandos pertencem, sem que haja uma aproximação com a realidade dos sujeitos do campo, o que se buscou através do Pibid na escolaporopenAccessClasses sociaisEducação do campoMulticulturalismoClasses sociais e a educação do campo: resultados preliminares de estudo realizado no Município de Chopinzinho-PRconferenceObject