Maciel, Daniela Terezinha Esteche2017-08-112017-08-112016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2183IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado defendida no ano de 2011 na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e suas contribuições para a efetivação da Lei no 11.161/2005 no município de Ponta Grossa no Paraná. Esta pesquisa procurou mostrar os desafios para a real aplicabilidade da Lei do espanhol nos estabelecimentos de ensino de Ponta Grossa –PR. A través de um resgate histórico do ensino de línguas estrangeiras (LES) no Brasil, bem como uma reflexão sobre o papel da língua estrangeira como disciplina curricular foi possível investigar e analisar o processo de implantação da língua espanhola na matriz curricular de algumas escolas de Ponta Grossa. A partir dos dados relatados na referida pesquisa, em uma parceria com a UEPG, alguns professores de língua espanhola iniciaram uma mobilização para a implantação do espanhol na Rede Pública de Ensino em Ponta Grossa, de maneira a cumprir com a Lei no 11.161/2005. Algumas ações foram realizadas pelo Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NREPG) até ocorrer o processo de votação para a escolha da língua estrangeira a compor a matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio das escolas pertencentes a este NRE. A realização do processo não foi unânime, mas podemos evidenciar um grande avanço com relação à aplicabilidade da Lei no 11.161/2005, em um período de quatro anos (desde a apresentação da pesquisa de mestrado até a conclusão do processo de votação nas escolas), realizada com a presença da comunidade escolar para garantir a efetivação de maneira justaporopenAccessBrasil. Lei no 11.161/2005 - dispõe sobre o ensino da língua espanholaPonta Grossa (PR) – BrasilUniversidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)A Lei no 11.161/2005 e sua aplicabilidade no município de Ponta Grossa–PRconferenceObject