Orvatti, LilianSantos, Milene Fernanda dosSouza, Maicon Rogério de2018-06-212018-06-212017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3706Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: EducaçãoOs conteúdos muito teóricos e pouco contextualizados são apontados pelos alunos como principal motivo de desinteresse pelas aulas de ciências. Os professores por sua vez, assumem que o ensino de ciências, e mais especificamente da física, é muito teórico, além de que é constada falta de tempo para atividades alternativas devido aos extensos programas e faltam condições materiais para realizarem atividades práticas. Soma-se a isso o fato de que os laboratórios das escolas públicas são escassos no que se refere à estrutura. Entretanto, existem formas para se contornar essas dificuldades: há na literatura inúmeras propostas de experimentos alternativos de baixo custo que podem ser realizados na própria sala de aula e que proporcionam um aprendizado mais eficaz e atrativo que as tradicionais aulas expositivas. Diante disso, o objetivo deste projeto de extensão é proporcionar a restauração de atividades práticas no ensino de física e biologia nas escolas da rede estaual da cidade de Pitanga-PR. Para isso, identificou-se a necessidade de promover ações para melhorar a estrutura dos laboratórios de ciências das escolas e qualificar os professores da área. Juntamente ao Núcleo de Educação do município, foram selecionadas seis escolas para participar do projeto, as quais foram investigadas quanto à estrutura, materiais/ equipamentos disponíveis e disposição de laboratoristas. Aos professores foram oferecidas oficinas, onde se orientou o uso de alguns equipamentos existentes nos laboratórios e foram disponibilizadas apostilas contendo roteiros de atividades práticas que podem ser realizadas a partir de materiais de baixo custo. A principal contribuição deste trabalho foi melhorar o ensino nas escolas da rede estadual de Pitanga, por meio da retomada das atividades experimentais em sala de aulaporopenAccessAtividades experimentaisModelos didáticos - BiologiaModelos didáticos - FísicaAtividades experimentais no ensino de física e biologia: uma proposta às escolas da Rede Estadual de PitangaconferenceObject