Terroso, Amanda Eduarda da Silva Naidoo2024-11-252024-11-252023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8689Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.A pesquisa visa estudar fatos que demonstrem o funcionamento de práticas de acolhimento ao migrante em área de tríplice fronteira, na qual as individualidades culturais, sociais e econômicas se conglomeram e se sucedem em uma realidade geográfica muito específica e individual. Esse cenário de atuação foi dissertado sob o viés das Ciências Sociais, num contexto interdisciplinar. A análise, especialmente, da Casa do Migrante de Foz do Iguaçu, reporta-se a reconstruir sua criação e trajetória, compreendendo sua atuação política, social e religiosa sobre os fluxos e demandas migratórias, seus objetivos iniciais e seus propulsores. Também é apreciada através de um diagnóstico de funcionamento e atendimento com o viés de apurar a efetividade dos Direitos Humanos devidos à população migrante que frequenta a instituição. Na pesquisa, realiza-se o levantamento e quantificação dos atendimentos realizados na Casa do Migrante com base nas planilhas internas fornecidas pela própria instituição, constatando que o trabalho realizado é admirável e respeitável, entretanto se destaca que um expressivo número de atendimentos foi desempenhado por apenas dois colaboradores da instituição, haja vista a carência de funcionários enfrentada há anos pela instituição. Posteriormente à análise de dados, compreende-se que os Direitos Humanos legalmente devidos à população migrante, são parcialmente garantidos pela Casa do Migrante frente aos diversos entraves e burocracias que o contexto migratório experimenta na região da Tríplice Fronteira.viopenAccessdireitos humanosfronteiracontexto migratóriorede de apoioHistória e atuação da casa do Migrate de Foz do Iguaçu - PR: dados para criação de políticas públicas