Souza, Lívia Santos deTelles, Ticyane Garcez2023-11-082023-11-082023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7696Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.Este trabalho tem como objetivo geral revisitar as obras de dois grandes poetas: o cubano Nicolás Guillén (1902-1989) e o brasileiro Solano Trindade (1908-1974). Guillén e Trindade compartilhavam alguns aspectos significativos: além de terem vivido praticamente na mesma época, ambos eram homens negros e comunistas. Tais características se manifestam na poesia dos dois autores de muitas formas, gerando textos críticos e engajados politicamente e o reconhecimento de ambos como os primeiros poetas a fazerem “poesia negra”, de fato, em seus países de origem. Apesar disso, é possível dizer que não existem muitos trabalhos que coloquem a obra de Guillén e a de Trindade em diálogo. Nesse sentido, por meio de pesquisa bibliográfica e qualitativa, este trabalho busca entender melhor a relação que se pode estabelecer entre as obras desses poetas. Para tanto, dentre outras bases teóricas, o conceito de Amefricanidade da intelectual brasileira Lélia Gonzalez se apresenta como a principal fundamentação teórica desta pesquisa, principalmente, ao levar em conta a questão linguística do “pretoguês”. No entanto, é importante ressaltar que, neste trabalho, o texto literário é considerado um ponto de partida para o desenvolvimento da investigação, que, de forma interdisciplinar, se desdobra não só nos estudos literários, mas também no campo de estudos da História, das Ciências Sociais e de outras manifestações artísticas, como a Música.poropenAccessNicolás Guillén; Solano Trindade; amefricanidade. poesia cubana; poesia brasileiraDiálogos amefricanos entre a poesia de Nicolás Guillén e a de Solano Trindade: meu irmão de Cuba, Batuque, Macumba, Samba batendo nossos coraçõesmasterThesis