Mattar, Kamille Brescansin2017-12-212017-12-212014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3087Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Dentre as atividades realizada pelo PIBID de Sociologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR, a aplicação do conto “A noite dos feios” de Mário Benedetti proporcionou a possibilidade de observação do aluno na sala de aula e no ambiente escolar, permitindo uma análise do comportamento deste sujeito. Em um primeiro momento, buscou-se apenas trabalhar através do conto o conceito sociológico de Estigma Social proposto por Goffman e obter diversas experiências oriundas de diferentes escolas. No entanto, no Colégio Santos Dumont essa atividade permitiu uma ampliação da compreensão da relação entre professor e alunos que, muitas vezes, ocorre de forma conflituosa e baseada na oposição entre esses dois grupos. Disso, surgiu o interesse em analisar os discursos estigmatizantes no interior da escola e como eles podem configurar uma espécie violência simbólica frente aos alunosporopenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)SociologiaOs discursos escolares sobre os jovens alunosconferenceObject