Alves, Ronaldo Cardoso2018-11-052018-11-052018-01-15ALVES, Ronaldo Cardoso. INVESTIGANDO CONCEITOS SUBSTANTIVOS EM FONTES HISTÓRICAS: REFLEXÕES A RESPEITO DA IDENTIFICAÇÃO DE CONCEITOS EM SUA HISTORICIDADE.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78012-INVESTIGANDO-CONCEITOS-SUBSTANTIVOS-EM-FONTES-HISTORICAS--REFLEXOES-A-RESPEITO-DA-IDENTIFICACAO-DE-CONCEITOS-EM-SU>. Acesso em: 05/11/2018 18:01978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4181Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.O texto apresentará uma das análises desenvolvidas na pesquisa intitulada “Consciência Histórica e Identidade: construção do conhecimento histórico no cotidiano escolar”, realizada em duas escolas públicas do estado de São Paulo, localizadas no município de Assis. A investigação desenvolveu-se com estudantes de 8 o . e 9 o . anos do ensino básico por meio da interpretação de fontes históricas distintas, tanto em seu tipo (escrito e imagético), quanto em sua temporalidade. Seu objetivo foi verificar em que medida conceitos substantivos subsumidos às fontes podem ser identificados pelos estudantes, bem como por eles trabalhados em sua historicidadeporopenAccessHistóriaInvestigando conceitos substantivos em fontes históricas: reflexões a respeito da identificação de conceitos em sua historicidadeconferenceObject