OrientaçãoGomes, Rebeca Ribeiro2021-07-042021-07-042021-07-04https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6182Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Cinema e Audiovisual.Nossa pesquisa se debruça sobre o Acervo Circo Voador, instituição de memória e preservação audiovisual, contendo diversos suportes, referentes a vários períodos do Circo Voador, lona cultural do Rio de Janeiro. Para a realização do estudo de caso do Acervo Circo Voador realizamos uma revisão bibliográfica sobre memória social com ênfase nas contribuições de Elizabeth Jelin para abordarmos a memória como ferramenta teórico-metodológica na argumentação e enquanto categoria social. Outro conceito fundamental para nosso trabalho é o de lugares de memória de Pierre Nora para a caracterização do contexto de ampliação da noção de memória e patrimônio cultural que passa a incluir o audiovisual como um documento histórico a partir dos anos 1980, década de início das atividades do Circo Voador e dos registros de seus eventos. O objetivo de nossa análise é informar a respeito da pertinência dos registros audiovisuais para a memória social e identidade cultural carioca e brasileira através do Acervo Circo Voador, acervo audiovisual local.poropenAccessAcervo Circo Voador, memória social, lugares de memória, acervos locais, preservação audiovisual.Memória Social e Arquivos Audiovisuais Locais: O caso do Acervo Circo VoadorbachelorThesis