Santos, Aline Rodrigues SennaRox, Cleide BetenheuserKarczeski, Francine da Silva Guerellus NeryMoura, Tatyane2017-10-242017-10-242014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2746Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A proposta de intervenção pedagógica desse trabalho procurou desenvolver situações abrangendo Sistema Monetário, as quatro operações fundamentais da Matemática e leitura, interpretação e resolução de problemas. Os objetivos foram à compreensão da importância do Sistema Monetário Brasileiro e o desenvolvimento de habilidades do conhecimento lógico-matemático por meio da realização de atividades que permitissem a autonomia dos alunos. A sequência didática envolveu: apresentação da Moeda Brasileira; confecção de cédulas e moedas com símbolos idealizados pelos alunos; criação de um minimercado com embalagens recicláveis; compra dirigida; atividades referentes à interpretação de símbolos monetários e situações-problema relacionadas à compra. Esta experiência mostrou a necessidade da retomada de conteúdos referentes aos anos anteriores e indicou a necessidade da escola preocupar-se com situações relacionadas à vida extraescolar do alunoporopenAccessSistema MonetárioMatemáticaEducação financeiraDiversificando o Ambiente De Aprendizagem: uma experiência envolvendo Sistema Monetário e suas implicaçõesconferenceObject