Volaniuk, Edineia Cristiane2017-10-252017-10-252014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2782Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014A partir das discussões realizadas no grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), projeto de Português/Espanhol, este estudo investigativo possui como foco a análise de teorias sobre o ensino de língua portuguesa na contemporaneidade. Considerando o ensino de língua portuguesa, o objetivo principal deste trabalho, que está em fase inicial, é observar e expor o que os documentos oficiais e outros teóricos apresentam sobre como deve ser o ensino dos gêneros textuais, verificando também se os textos abordam e como abordam questões associadas às relações étnico-raciais, história da cultura afro-brasileira e africana. Para chegar a um consenso o referencial teórico será formado, com base nas proposições das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica/ Língua Portuguesa (Paraná, 2008), Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Brasil, 2004); entre outrosporopenAccessEnsino de PortuguêsAfricanidadesGêneros textuaisEnsino de língua portuguesa na contemporaneidade: o que indicam os teóricos para o ensino dos gêneros textuaisconferenceObject