Santos, Tamires Cristina dosCohn, Clarice2017-04-032017-04-032015https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1668Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José MartinsEste projeto propõe a realização de uma etnografia a respeito da Lei n° 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. O objetivo central da pesquisa é realizar um trabalho etnográfico que descreva as alianças entre os movimentos indígena e negro, na formação da Lei 11.645, apontando também para os efeitos des- ta para os dois movimentos. Quais seriam as perspectivas destes atores? Existiram alianças entre o Movimento Indígena e o Movimento Negro na elaboração e formalização da Lei no 11.645/08? Quais seriam seus efeitos para os dois movimentos? Essas são algumas das questões levantadas, por meio das quais se pretende desenvolver a pesquisaporopenAccessBrasil. Lei n°11.645/08 - estabelece as diretrizes e bases da educação nacionaMovimento indígenaMovimento negroEntre Movimentos: Diálogos e Perspectivas a respeito da Lei 11.645/2008conferenceObject