Costa, Camila Padilha2023-05-182023-05-182023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7263Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito à obtenção do título de Mestre em Estudos Latino-Americanos.Esta dissertação faz uma caminhada específica para descrever e compreender de que modo a musicalidade do grupo Os Tapes (1971 – 1988) se constituiu ao longo de seus anos de existência a partir da construção do acervo digital do grupo (Os Tapes Acervo) que foi, simultaneamente, desenvolvido com esta pesquisa e também seu resultado, e no qual a construção da memória se mostrou elemento fundamental durante todo o processo. Assim, lanço novos olhares interpretativos para o grupo e o conjunto de sua obra, iniciando pelo seu lugar privilegiado de existência e experiências do grupo, as descobertas a partir da construção do acervo digital e finalizando com as descrições e interpretações de suas obras compartilhadas neste espaço virtual.poropenAccessOs Tapes, Música Latino-americana, Memória, Acervo.Canções Sem Fronteira de Tempo e Língua: Percursos Afetivos na Construção da Memória de os Tapes AcervomasterThesis