Andreta, Bárbara LoureiroMontemezzo, Luciana Ferrari2017-09-132017-09-132016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2330IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016No conto “El cometa Halley” (1986), o escritor cubano Reinaldo Arenas (19431990) propõe um novo final para a peça La casa de Bernarda Alba (1936), de Lorca. Neste conto, Adela, então grávida de Pepe, foi salva do suicídio por suas irmãs, e juntas, fogem da casa materna e para iniciar uma nova vida em Cuba. No conto, a opressão se repete no momento em que as irmãs, já em Cuba, agem de forma tirânica ao excluir Adela do convívio familiar, considerandoa incapaz de criar e conviver com seu filho. No que diz respeito ao comportamento das irmãs Alba, devese destacar que na peça lorquiana, as irmãs trajavam roupas pretas, em sinal do luto que deviam guardar pela morte do segundo marido da mãe, eram impedidas de sair de casa e de se relacionar com as pessoas do povoado onde viviam. Entretanto, tudo isso era uma imposição materna. Em “El Cometa Halley”, após escaparem da Espanha e do jugo da mãe, quatro irmãs repetem esse comportamento em território cubano. Angústias, Madalena, Amélia e Martírio, ao se mudarem para a cidade cubana de Cárdenas, passam a levar uma vida muito semelhante à vida que levavam na Espanha, conforme aparece na peça lorquiana. No entanto, essa não é mais uma imposição materna, é uma decisão das irmãs. Ao relatar a forma como as irmãs se comportam em Cuba, repetindo a vida que tinham na casa materna, Reinaldo Arenas evidencia o quanto são fortes as opressões e repressões internalizadas, pois as irmãs já não estavam sob o controle da mãe, mas a mãe continuava exercendo um forte controle sobre elasporopenAccessEl cometa Halley (1986) - conto cubanoReinaldo Arenas (1943-1990) - escritor cubanoLa casa de Bernarda Alba (1936) - peça teatral espanholaEl cometa Halley: Reinaldo Arenas reescrevendo a história das irmãs AlbaconferenceObject