Ferreira, Laura Márcia Luiza2020-05-082020-05-082019-10-16FERREIRA, Laura Márcia Luiza. Validade de conteúdo e especificação das propostas de interação oral dos exames Celpe-Bras e CELU. IN: BARROSO, Silvina; DANDREA, Fabio. X Coloquio CELU: enseñanza y evaluación ELSE: aportes para una politica orientada a la integración regional. Río Cuarto: UniRío Editora (Universidad Nacional de Río Cuarto), 2019. p.23-37ISBN: 978-987-688-366-5https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5787Celpe-Bras e CELU são duas propostas de avaliação que compartilham de construtos similares de língua. Os exames têm propostas distintas para a avaliação da oralidade, sendo o Celpe-Bras uma situação de entrevista de proficiência oral e o CELU, uma situação variável a depender do comando da prova. Neste trabalho, a partir das diretrizes de definição de especificações de provas orais de Fulcher (2003) e dos documentos oficiais sobre os dois exames, tais como manuais, editais e provas antigas, busco definir algumas características destes dois exames orais para, em seguida, relacioná-las com as discussões sobre a validade de conteúdo. Ao final, será possível estabelecer pontos convergentes e divergentes entre os dois exames.poropenAccessAvaliação em línguasCertificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras)Ensino de línguasCertificado Español Lenguas y Uso (CELU)Validade de conteúdo e especificação das propostas de interação oral dos exames Celpe-Bras e CELUbookPart