OrientaçãoSchereiner, Simone de Barros Silva2022-09-052022-09-052022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6813Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de licenciado em História - Licenciatura.Resumo: O cangaço foi um movimento surgido entre o final do XIX e começo do XX e que teve, por muito tempo, sua imagem associada apenas a ideias de violência e banditismo. Este trabalho propõe uma análise mais ampla na qual considera-se o desenvolvimento de uma estética elaborada dentro do movimento e responsável por sua representação e construção identitária. A presente proposta é analisar o cangaço de maneira que se perceba essa estética como forma de expressão própria de um movimento insurgente, desenvolvido no sertão nordestino, e responsável pela elaboração de suas próprias singularidades e imagem.poropenAccessCangaço; Estética; Representatividade; Identidade.A Estética do Cangaço: a Representatividade desde o Traje do Vaqueiro aos Bornais dos Cangaceiros (AS), Harmonizando Formas e CoresbachelorThesis