OrientaçãoPereti, EmersonHugen, Juniétty Mônica2022-10-252022-10-252022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6897Artigo apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana como requisito parcial para a formação na Especialização em Direitos Humanos na América Latina. Orientador: Prof. Dr. Emerson Pereti.A presente análise reflete sobre a construção de narrativas e experiências de infâncias a partir dos documentários latino-americanos Mbya Mirim (2013), En mi Tribuna (2009) e Niños rosados y Niñas azules (2016). Os curtas-metragens apresentam infâncias indígenas no Brasil, infâncias e adolescências em situação de rua no Equador, e infâncias e adolescências trans no Chile, nos colocando também diante de temas relacionados aos direitos humanos e à proteção das crianças e dos adolescentes em suas diferentes realidades e contextos. Percorremos, assim, três caminhos que se entrecruzam para compreender, conhecer e pensar como se expressam narrativamente essas histórias e experiências de infâncias. Ademais, faz parte inerente do estudo refletir sobre garantias e violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes e, acima de tudo, sobre a dignidade da vida humana.poropenAccessinfâncias; experiências; narrativas; direitos das crianças e dos adolescentes; América LatinaInfâncias, Adolescências e Direitos Humanos: uma Análise de Narrativas, Imagens e Experiências em Documentários Latino-AmericanosbachelorThesis