OLIVEIRA, Mariana GomesARAÚJO, Dâmaris Starling FerreiraMORALES, Lívia Fernanda2019-02-182019-02-182018-11-30https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material pedagógico sobre as práticas da educação popular no continente. Como exercício de difusão e projeção da proposta, foram realizadas várias ações, entre elas curso de formação de formadores para educadores populares e da rede pública da educação municipal de Foz, em parceria com o SINPREFI, a partir de sua própria demanda à UNILA. Além desse trabalho, em 2018 iniciamos atuação com as crianças da Ocupação Bubas, com oficinas e espaços coletivos de aprendizagem. A intencionalidade é a de explicitar a educação popular como premissa e princípio organizativo para e desde o popular. A referência metodológica é da pesquisa-ação ancorada no materialismo histórico dialético como método que analisa a realidade com vistas a potencializálas.poropenAccessEducação popularmovimentos sociaisterritórioluta de classesresistênciasExtensãoSEUNISIEPEFormação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.article