Leite, Mônica Regina VieiraGatti, Sandra Regina TeodoroCortela, Beatriz Salemme Corrêa2020-05-072020-05-072018ISBN: 978-85-5722-379-0https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5776Anais do 3° Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (Jalequim - Level III) - Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química/Ciências da UNILA (NuDDEQ)A História e Filosofia da Ciência, nos últimos anos, vêm estabelecendo suas bases teóricas e especificidades, tendo sua inserção defendida por diversos autores. Esse trabalho é a favor de uma abordagem que seja embasada na Nova Historiografia da Ciência. Tal pesquisa tem como justificativa o fato de que a historiografia tradicional é a que permeia no âmbito educacional e pelo fato dela promover certas visões erradas sobre a Ciência. Tem por objetivo analisar a importância da HFC no ensino de Ciências, bem como a viabilidade das Histórias em Quadrinhos na sua abordagem, uma vez que as HQs possuem um potencial educativo em ascensão e por facilitar o ensino devido às suas características linguísticas. Concluímos que as HQs são uma boa opção de material a ser usado para abordar a HFC no ensino e que a prática do professor mediador será decisiva nos resultados das atividadesporopenAccessHistoriografiaHistórias em QuadrinhosAbordagem da História e Filosofia da Ciência por meio das Histórias em QuadrinhosconferenceObject