Nascimento, Bruno Moll do2023-11-172023-11-172023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7733Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.Esse trabalho tem como objetivo entender o motivo que leva os jogadores de League os Legends a gastarem dinheiro real com skins, roupas para personagens virtuais que não oferecem qualquer vantagem no jogo e tem como função apenas mudar a aparência dos personagens. Para isso, foi realizada uma netnografia, seguindo os preceitos básicos da antropologia, buscando ir a campo, no caso, jogar o jogo e conversar com jogadores sobre suas experiências dentro do jogo e com skins. Entender como o jogo funciona é essencial para entender a lógica por trás das relações existentes entre jogadores reais e personagens fictícios. Como método de pesquisa, foi utilizada a observação participante, não só dentro do jogo, mas em redes sociais, lives e vídeos e até mesmo participação presencial em eventos oficiais. Foi entendido que a compra de skins vai muito além de uma mera compra lúdica, pois envolve sentimentos e emoções que os jogadores acabam desenvolvendo pelos personagens. As formas como essas afetividades entre jogador/personagem se desenvolvem é muito pautada pelo formato como não só o jogo, mas toda a marca de League of Legends interage com seus jogadores, tanto dentro quanto fora do ambiente virtual. As skins acabam por se torarem a forma mais fácil e expressiva desses jogadores de expressarem seus afetos e alcançarem ao mesmo tempo um sentimento de prazer por estarem jogando com determinados campeões.poropenAccessskins; jogadores; personagens; campeões; comunidade virtual.Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skinsbachelorThesis