Peres, Alcineis Aicate2025-02-052025-02-052024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8802Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcialà obtenção do título de Mestra em Estudos Latino-Americanos.As lutas pela garantia de uma Educação Escolar Indígena de qualidade, que valorize os aspectos socioculturais e da realidade de cada comunidades e aldeias, estabelecidos nas constituições tem sido imensa. Objetivando investigar as expressões socioculturais no processo educacional na Escola Municipal Indígena Antiri Awanari Tsamia através de suas práticas e saberes, a pesquisa foi realizada com três professores indígenas e oito estudantes dos anos iniciais, 1° ao 4° Ano etapa I, do Ensino Fundamental. Para obtenção dos dados, optou-se pela observação participante, entrevista semiestruturada aos docentes e oficina de desenhos para as crianças. Compreender como o espaço escolar pode ser um fomentador dos saberes e das práticas de expressões socioculturais Kokama para garantir um ensino/aprendizagem de qualidade, sem perder as origens e as tradições que são importantes para o povo torna-se necessário. Além disso, destaca-se que o reconhecimento dessa comunidade pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) é recente, pois foi apenas em 2013, e a implementação da educação escolar indígena somente em 2022. Sendo assim, são poucos os registros formais sobre essa comunidade e, portanto, há necessidade de um espaço propício para resgatar, preservar e divulgar a cultura Kokama. A pesquisa demonstrou que as expressões socioculturais, como o desenho é aceito pelas crianças e contribuem no processo de aprendizado de forma interdisciplinar. Os desenhos criados por elas expõem sua realidade, seus anseios, sua identidade, como as brincadeiras do dia a dia, a socialização e transmissão de conhecimentos repassados pelos grupos através da socialização além de contribuir com o professor no desenvolvimento dos conteúdos e metodologias necessárias ao alcance dos objetivos educacionais em sala de aula, inserindo diferentes componentes curriculares através da interdisciplinaridade explorando os saberes ancestrais. A valorização das expressões socioculturais ocorre na escola por meio da dedicação de alguns professores que utilizam as manifestações dentro do ambiente escolar. Para eles as expressões socioculturais têm uma importância significativa, utilizadas como suporte pedagógico de forma interdisciplinar, contribuindo significativamente na explanação dos conteúdos. Facilita a compreensão dos assuntos explorados pelos discentes, não apenas por meio dos desenhos, mas também através da música e da dança que são utilizadas pelos professores, principalmente de Língua Kokama. A escola enquanto espaço educativo, que trilha os caminhos dos estudantes, através de diversas perspectivas, precisa valorizar e explorar de maneira singular os aspectos socioculturais atribuídos com os conhecimentos e saberes adquiridos por elas, como garantia de uma educação de qualidade e diferenciada, pautadas em suas origens e tradições, desenvolvendo a aprendizagem e a revitalização sociocultural deste povo. Resumen Las luchas para garantizar una Educación Escolar Indígena de calidad, que valore los aspectos socioculturales y la realidad de cada comunidad y aldea, establecida en las constituciones, han sido inmensas. Con el objetivo de investigar las expresiones socioculturales en el proceso educativo en la Escuela Indígena Municipal Antiri Awanari Tsamia a través de sus prácticas y saberes, la investigación se realizó con tres docentes indígenas y ocho estudiantes de los años iniciales, 1° a 4° Año etapa I, de la Escuela Primaria. Para la obtención de los datos se optó por la observación participante, entrevistas semiestructuradas a docentes y un taller de dibujo para niños. Se hace necesario comprender cómo el espacio escolar puede ser un promotor de conocimientos y prácticas de las expresiones socioculturales Kokama para garantizar una enseñanza/aprendizaje de calidad, sin perder los orígenes y tradiciones que son importantes para el pueblo. Además, cabe destacar que el reconocimiento de esta comunidad por parte de la Fundación Nacional de los Pueblos Indígenas (FUNAI) es reciente, ya que fue recién en 2013, y la implementación de la educación escolar indígena recién en 2022. Por lo tanto, existen pocos registros formales sobre esta comunidad y, por tanto, existe la necesidad de un espacio adecuado para rescatar, preservar y difundir la cultura Kokama. La investigación demostró que las expresiones socioculturales, como el dibujo, son aceptadas por los niños y contribuyen al proceso de aprendizaje de manera interdisciplinaria. Los dibujos creados por ellos exponen su realidad, sus anhelos, su identidad, como el juego cotidiano, la socialización y la transmisión de conocimientos transmitidos por grupos a través de la socialización, además de contribuir al docente en el desarrollo de los contenidos y metodologías necesarias para lograr el objetivo educativo. objetivos en el aula, insertando diferentes componentes curriculares a través de la interdisciplinariedad explorando saberes ancestrales. La apreciación de las expresiones socioculturales se da en la escuela a través de la dedicación de algunos docentes que utilizan expresiones dentro del ámbito escolar. Para ellos tienen significativa importancia las expresiones socioculturales, utilizadas como apoyo pedagógico de manera interdisciplinaria, contribuyendo significativamente a la explicación de contenidos. Facilita la comprensión de los temas explorados por los estudiantes, no sólo a través de los dibujos, sino también a través de la música y la danza que utilizan los profesores, principalmente en el idioma Kokama. La escuela como espacio educativo, que sigue los caminos de los estudiantes, a través de diferentes perspectivas, necesita valorar y explorar de manera singular los aspectos socioculturales atribuidos a los conocimientos y conocimientos adquiridos por ellos, como garantía de una educación de calidad y diferenciada. con base en sus orígenes y tradiciones, desarrollando el aprendizaje y la revitalización sociocultural de estos pueblos.openAccesseducação indígenaKokama (povo indígena)expressão socioculturalsaberes indígenasPráticas e saberes indígenas na tríplice fronteira amazônica: a expressão sociocultural na escola municipal indígena Antiri Awanari Tsamia