Silveira, Dalzira Araújo2025-09-292025-09-292023-07-07https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9350Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Políticas Públicas e Desenvolvimento.O tema deste estudo é o efeito da pandemia na Educação Básica e busca investigar se houve equidade no acesso ao ensino remoto realizado nas escolas públicas, tendo em vista que existe o problema da desigualdade na acessibilidade dos alunos aos recursos tecnológicos, o que não permitiu que todos os alunos participassem das aulas virtuais, e obrigou as escolas a se adaptarem e passarem a realizar o ensino por meio de apostilas impressas e atividades extraclasse. As aulas eram realizadas remotamente pelos alunos e as apostilas entregues nas escolas em datas previamente marcadas visando obter o resultado da aprendizagem e evitar uma defasagem ainda maior. O objetivo do estudo é analisar as políticas públicas municipais de Foz do Iguaçu, na promoção do ensino remoto emergencial durante a pandemia de Covid-19 como elemento capaz de promover a equidade no acesso de todos os alunos ao conhecimento na escola pública. Os objetivos específicos previstos correspondem a identificar as políticas públicas educacionais que definem os parâmetros de acesso ao ensino remoto; comparar os conceitos de Ensino à Distância e Ensino Remoto visando a caracterização de diferenças e semelhanças; descrever os pressupostos legais de amparo ao ensino remoto; e pesquisar a percepção de professores de uma escola pública municipal a respeito do desenvolvimento do ensino remoto emergencial durante a pandemia. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa a partir de uma coleta de dados realizada por meio de questionário aplicado a 32 educadores de uma escola municipal de Foz do Iguaçu, a fim de obter o parecer dos mesmos a respeito do aproveitamento escolar durante a pandemia. Resumen El tema de este estudio es el efecto de la pandemia en la Educación Básica y busca investigar si hubo equidad en el acceso a la enseñanza remota realizada en las escuelas públicas, considerando que existe un problema de desigualdad en la accesibilidad de los estudiantes a los recursos tecnológicos, lo que no permitir que todos los estudiantes participen en clases virtuales, y obligó a las escuelas a adaptarse y comenzar a enseñar a través de folletos impresos y actividades extraclases. Las clases fueron tomadas de forma remota por los estudiantes y los folletos se entregaron a las escuelas en fechas previamente programadas para obtener resultados de aprendizaje y evitar una brecha aún mayor. El objetivo del estudio es analizar las políticas públicas municipales de Foz do Iguaçu, en la promoción de la enseñanza remota de emergencia durante la pandemia de Covid-19 como elemento capaz de promover la equidad en el acceso de todos los estudiantes al conocimiento en las escuelas públicas. Los objetivos específicos previstos corresponden a identificar políticas públicas educativas que definan los parámetros de acceso a la educación a distancia; comparar los conceptos de Aprendizaje a Distancia y Aprendizaje a Distancia con el objetivo de caracterizar diferencias y similitudes; describir los supuestos legales que sustentan la enseñanza a distancia; e investigar la percepción de los docentes de una escuela pública municipal sobre el desarrollo de la enseñanza remota de emergencia durante la pandemia. Se trata de una investigación descriptiva con enfoque cuantitativo y cualitativo basada en la recolección de datos realizada a través de un cuestionario aplicado a 32 educadores de una escuela municipal de Foz do Iguaçu, con el fin de obtener su opinión sobre el desempeño escolar durante la pandemia.viopenAccesspolíticas públicasEaD e ensino remotoescola públicaFoz do Iguaçu (PR)Ensino remoto na escola básica: uma questão de políticas públicas