Sebben, Fernando Dall’OnderSilva, Pedro Perfeito daSociedade Brasileira de Economia Política (SEP)Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)2019-03-082019-03-082015-05ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA E POLÍTICA, 20, 2015, Foz do Iguaçu - PR. Caderno de Resumos... Foz do Iguaçu: SEP, 2015ISSN 2177-8345https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4870XX Encontro Nacional de Economia Política: desenvolvimento Latino-Americano, Integração e Inserção Internacional - UNILA, Foz do Iguaçu, 26 a 29 de maio de 2015O artigo concentra-se na análise da política industrial brasileira durante o governo Lula (2003-2010) e dos projetos associados à Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Em ambas, observa-se um modelo de desenvolvimento, próximo ao que denominamos Estado Logístico - tipo ideal que surge da confl uência de um alto nível de autonomia inserida com políticas de corte horizontal, as quais buscam reforçar as vantagens comparativas do sistema produtivo nacional e/ou regional. Assim, há uma mútua infl uência entre as políticas, pois o sucesso da IIRSA promove a integração do mercado sul-americano com o do Pacífi co, ampliando a pressão sobre a indústria brasileira, enquanto a política industrial reforça uma estrutura produtiva baseada no setor primário e na indústria tradicional, difi cultando a integração regionalporopenAccessEconomia PolíticaAmérica Latina e CaribeCiências EconômicasAs Políticas Industriais e infraestrutural durante o Governo Lula (2003-2010): implicações e desafios da adoção do modelo do estado logístico para o BrasilconferenceObject