Stüpp, DeniseMarques, Elisangela CasarottoNascimento, Helen BarbosaAlmeida, Tatiane dos Santos de2017-11-272017-11-272014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2987Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Atualmente muito se discute sobre inclusão, que ganhou força depois da Declaração de Salamanca (1994). Temos como objetivo com este estudo compreender como os alunos com necessidades especiais são recebidos nas escolas, como pais, professores e alunos percebem a inclusão. Em uma escola de ensino fundamental, nos anos iniciais, no município de Guarapuava, foram feitas entrevistas com uma professora que atua na sala de recursos multifuncional e com a mãe de uma aluna com necessidades especiais. Uma aluna Pibidiana fez um relato de como está sendo a experiência de atuar em uma sala com um aluno incluso. Percebemos que a escola possui uma boa estrutura para receber os alunos com necessidades especiais, que os pais estão satisfeitos com a educação que seus filhos recebem e, para a aluna Pibidiana, a experiência tem sido gratificante e de grande importância para sua formaçãoporopenAccessInclusãoNecessidades especiaisAprendizagemO PIBID e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma Escola De Ensino Fundamental no Municipio de Guarapuava – ParanáconferenceObject