Carmona, João Lucas CodognottoSalgado, José Ricardo Cezar2019-02-182019-02-182018-11-30https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4534O projeto visa promover a interação entre os discentes da Unila e os alunos dos colégios da rede pública estadual da cidade de Foz do Iguaçu-PR. Esta interação se realiza através de experimentos, atividades práticas e quadros explicativos, que levam um pouco do conhecimento de eletroquímica aos jovens. O projeto conta hoje com a parceria de cinco colégios. Desde o início das atividades em 2016, diversos experimentos foram e ainda são realizados durante as aulas e/ou nos horários do recreio das escolas. Estes experimentos são simples, didáticos e utilizam materiais do cotidiano, tais como: pilha de limão, pilha de batata, pilha de forminha de gelo, etc. A intenção de se realizar tais experimentos é chamar a atenção dos colegiais para o meio científico, elucidar um assunto que geralmente não é abordado na grade curricular e expor um pouco como é o ambiente acadêmico/universitário. As atividades prendem a atenção dos estudantes, resultando em questões práticas e teóricas e no interesse destes pelo assunto. Partindo da principal referência da presença da eletroquímica, as pilhas e baterias, por meio de quadros explicativos que contém as partes de uma bateria, os alunos entendem o que acontece dentro do próprio celular, por exemplo. O projeto se mostra um aprendizado recíproco. Os alunos dos colégios aprendem sobre um tema muito presente em suas vidas e sentem-se atraídos pela ciência e pelo meio universitário, e os alunos da Unila crescem enquanto acadêmicos, enquanto pessoas e enquanto profissionais. A estes últimos é acrescido ainda o privilégio de participar de eventos externos, tais como a Feira Tecnocultural do Colégio Estadual Prof. Flávio Warken e da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de QuímicaporopenAccessPilhasEletroquímicaAprendizadoEducaçãoSEUNISIEPEExtensãoUniversidade e Sociedade - O que a universidade pública pode oferecer aos estudantes - Eletroquímica ao alcance de toda sociedadearticle