Pires, João Henrique SouzaNovaes, Henrique Tahan2017-03-302017-03-302015https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1642Anais das IV Jornadas Internacionais de Problemas Latino-Americanos: Lutas, Experiências e Debates na América Latina - ISBN 978-950-793-223-6 - Orgs. Paulo Renato da Silva ; Mario Ayala ; Fabricio Pereira da Silva ; Fernando José MartinsO presente artigo tem como objetivo sintetizar como se organiza o processo educativo na formação de “técnicos-militantes” em agroecologia realizado pelos Centros/Escolas de Agroeco- logia sobre a vanguarda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Paraná. Nesse sentido, utilizando de referência bibliográfica, buscamos sintetizar, o histórico déficit edu- cacional, como também a falta da produção de um conhecimento endógeno no ensino brasileiro. Como também fazemos alguns apontamentos que ilustra como o MST, através da matriz agroeco- lógica e da pedagogia Sem Terra, vem suprindo essa lacuna histórica, e iniciando seus militantes em uma qualificação técnica militante, que busca dar uma base cientifica e tecnológica endógena para avançar a produção política, econômica e cultural nas áreas de assentamento e acampamento da reforma agrária.poropenAccessAgroecologiaCentros/Escolas de AgroecologiaTécnico em AgroecologiaRemando Contra a Maré: A Iniciativa dos Cursos de Agroecologia do MST/PRRemando contra la corriente: La iniciativa de los cursos del Agroecología del MST / PRconferenceObject