Woitowicz, ElieteSchlosser, Marli Terezinha Szumilo2018-01-042018-01-042014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3128Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente trabalho busca analisar as atuações do subprojeto do PIBID “O ensino da Geografia: da teoria à prática”, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Marechal Cândido Rondon, por meio de reflexões a cerca da interação docente-conteúdo-discente no ensino de Geografia. Pretende-se evidenciar a importância deste subprojeto para o aperfeiçoamento e a valorização da formação inicial de docentes de Geografia, visto que a partir deste programa têm-se a oportunidade de vivenciar o cotidiano escolar desde o início da formação, aperfeiçoando e atribuindo qualidade a futura profissão docente. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, com o uso da técnica de estudo de caso, com a participação de docentes de Geografia (Universitários e da Rede Pública de Ensino), acadêmicos licenciandos bolsistas e voluntários e, de alunos e ex-alunos que vivenciaram a prática pibidiana em duas escolas públicas do município, no período de 2011 a 2013poropenAccessPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)Educação - ensino de geografiaFormação - docênciaPIBID de geografia em ação na Unioeste e a interação docente-conteúdo-discenteconferenceObject