Liu, Frankie2023-06-192023-06-192023https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7369Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Música.Este trabalho tem como objetivo compreender teoricamente os procedimentos formais e harmônicos utilizados na obra para piano solo do compositor russo Alexander Scriabin (1872–1915), 9 Mazurkas, Op. 25. Para isto, toma como base a ferramenta analítica formal de William Caplin (1998; 2013), e a fundação teórica harmônica de Steven Laitz (2012). Além disso, o presente trabalho também apresenta, adicionalmente, algumas observações interpretativas obtidas através da comparação de duas gravações de referência. Como resultado das investigações teóricas, com base nas limitações que tais ferramentas apresentaram, foram observadas particularidades que caracterizam o estilo composicional do compositor neste ciclo de mazurcas.poropenAccessAlexander Scriabin; Mazurca; análise harmônica e formal; teoria das funções formais; repertório pianístico dos séculos XIX e XX9 Mazukas, Op. 25 de Alexander Scriabin: um Estudo sobre seus Aspectos Harmônicos e FormaisbachelorThesis