Ribeiro, John LenonRosa, Alice Emily Antunes daNacimento, Maristel doVieira, Rita de Cássia Amaral2017-10-032017-10-032014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2618Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014O presente artigo traz uma proposta de sequência de atividades e a discussão da intervenção pedagógica, realizada em sala de aula, com o objetivo de possibilitar os alunos reverem e melhor compreenderem os conceitos de funções trigonométricas. As atividades foram elaboradas para uma 4a série do Ensino Médio Profissional, segundo o pressuposto que a utilização de materiais didáticos e recursos tecnológicos contribuem positivamente na compreensão de conceitos matemáticos. Os resultados observados, até o momento, justificaram o pressuposto citado e apontaram também que os conteúdos, quando abordados de forma reflexiva e contextualizada, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do aluno. Percebeu-se ainda que esta proposta facilita ao professor articular um trabalho de forma a levar os alunos a construírem conceitos matemáticos e participarem ativamente das aulasporopenAccessEnsino-aprendizagemTrigonometriaA utilização de meios tecnologicos e materiais didáticos para o estudo da trigonometriacomo forma de diversificação e aprimoramento no ensino de matemáticaconferenceObject