OrientaçãoCastro Alemán, Brígida Eugenia2022-09-232022-09-232022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6858Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada.Os videopoemas são uma forma de manifestação artística em permanente construção desde a década de 1970, para além das fronteiras entre a arte escrita e a tecnologia de entretenimento que é o vídeo. Os videopoemas são formas de criação marcadas pela intersemiose e intermidialidade; via de regra, são produções coletivas e interdisciplinares. Suas características são adaptadas à fluidez das tecnologias intermedias de equipamentos, softwares e plataformas de transmissão audiovisual. No presente estudo, para a análise de dois videopoemas que sondam a condição de estrangeiro nos processos de migração e diásporas decorrentes da Globalização, tomamos como ponto de partida o conceito de estrangeiridade desenvolvido por Julia Kristeva, Roland Barthes, Alvaro Machado e Daniel-Henri Pageaux. Para analisar os videopoemas “La Inmigrante” (Nicarágua, 2017) e “Deaf Brown Gurl” (EUA-Índia, 2015), partimos da hipótese de que os videopoemas exploram a mobilidade, as lacunas e os entrelugares em zonas de fronteiras (geográficas, socioculturais, econômica, tecnológica, estética). Em nosso percurso hermenêutico e comparativo, buscamos apoio nas ferramentas interpretativas da Literatura Comparada, especialmente no que diz respeito à representação discursiva da estrangeiridade, no quadro da evolução da literatura para formas estéticas alternativas e abertas como o videopoema, talvez uma nova forma estética de habitat poético.spaopenAccessEstrangeiridadeFronteiras estéticasVideopoemasHábitat poéticoDel Papel al Video, el Hábitat Poético: Representaciones Intersemióticas de la Extranjeridad en la Obra de Daisy Zamora (Nicaragua) y Sabina England (EUA-India)masterThesis