Martins, Romany2017-09-192017-09-192016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2430IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016Este trabalho tem como objetivo apresentar alguns resultados preliminares de uma pesquisa que está sendo realizada no Instituto Federal do Paraná Campus Pinhais (IFPR). A referida instituição apresenta como base de seu projeto pedagógico o ensino trilíngue (português/espanhol/inglês), sendo este uma inovação na rede dos Institutos Federais. Mediante este viés, nas aulas de língua espanhola, procurase trabalhar através de preceitos da abordagem interdisciplinar (KLEIMAN, 2002), e também intercultural (MENDES, 2004), conceitos estes recorrentemente presentes nos documentos oficiais que orientam o ensino de línguas, fator justificável para sua aplicação. Esta comunicação pretende discutir se a forma como as práticas de ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná contempla a interdisciplinaridade. A metodologia deste trabalho, de base qualitativa (ANDRÉ, 2011), busca dados no planejamento anual de duas professoras de espanhol deste instituto para analisar como está sendo proposta a integração de diferentes áreas do conhecimento e saberes, levando em consideração os referenciais desta pesquisa. Como resultados, esperase verificar que a inserção de propostas didáticas interdisciplinares e a construção de conhecimentos necessitam acontecer mediante a integração de várias disciplinas escolares. Deste modo, pretendemos mostrar que um trabalho diferenciado com a língua estrangeira espanhola também é possível e válido quando situações concretas de aprendizado são propostas e aplicadas a novas maneiras de ensinar e aprenderporopenAccessEnsino de língua espanholaInstituto Federal do Paraná - IFPRO ensino de língua espanhola no Instituto Federal do Paraná através da perspectiva interdisciplinar: diálogos possíveisconferenceObject