Kaspreski, Renata dos SantosSantos, Márcia Andrea dos2017-11-202017-11-202014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2966Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Observando turmas do nono ano de um colégio público, percebi que a interação entre os alunos acontece durante toda a aula. Esta interação não se dá apenas com relação ao conteúdo sendo exposto na sala de aula, pois muitas vezes, o foco é outro. Muito se discute a respeito do comportamento ideal do aluno e do professor, e, teoricamente, a conversa (tida muitas vezes como indisciplina) não deveria acontecer. Mas percebi que estas interações podem ser utilizadas de maneira positiva para melhorar a aprendizagem dos alunos, de forma que além da interação que já ocorre entre eles, também haja aprendizado. Isso pode ocorrer através de aulas que consigam conciliar interação e aprendizadoporopenAccessSala de aulaInteraçãoAtividadesEspaço socioculturalO espaço da sala de aula: repensando o método de ensinoconferenceObject