Araújo, Danielle Michelle Moura de2018-06-112018-06-112015-04-16ARAÚJO, Danielle Michelle Moura de. Análise do Programa de Extensão Cursinho Ingressa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA): possibilidades e desafios. Revista Pleide, v.08, n.14, p.55-61, jan./jun., 2014.ISSN: 1980-8666https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3651Este artigo tem o propósito de realizar uma análise sobre a extensão universitária em instituições de ensino superior. Seu foco incidirá sobre instituições recentemente criadas, especificamente a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. Criada em 2008, essa instituição tem como missão promover a integração latino-americana. Para além da discussão, muitas vezes problemática, que o termo integração engendra em diferentes disciplinas e áreas de conhecimento, há que se reconhecer que a integração confere à instituição uma identidade que pode norteá-la política e academicamente. Nesse contexto, a extensão universitária pode ter um lugar importante para os propósitos da universidade. Assim, o artigo se ocupa com a reflexão sobre os desafios e as possibilidades da extensão universitária no âmbito de integração multinacional. Parte de revisão bibliográfica sobre a temática e de análise do Programa Cursinho Ingressa: Educação e Integração. Para avançar nos propósitos idealizados, a UNILA necessita de diálogo afinado com todas as esferas que a compõe. Somente por meio de ação sinérgica será possível discutir a integração com base nos seus dilemas atuaisporopenAccessExtensão universitáriaUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Análise do Programa de Extensão Cursinho Ingressa da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA): possibilidades e desafiosarticle