Cruz, Leticia Alves2024-05-142024-05-142024https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/8218Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.Esse trabalho parte do pressuposto que as escolas são as estruturas responsáveis por coordenar o desenvolvimento pessoal e profissional de uma sociedade, sendo ele o agente capaz de modificar o ambiente e a estrutura urbana, além de ser o espaço mais adequado para o desenvolvimento e aplicabilidade dos direitos e deveres dos cidadãos. Pretende-se analisar as características regionais a fim de entender a dinâmica das cidades e a segregação gerada e a partir disso, e por consequência desenvolver um projeto de uma escola a fim de que se possa equipar os espaços segregados com a infraestrutura capaz de reverter e mudar a dinâmica da região. Analisaremos a estrutura escolar brasileira, sua história e como ela foi sendo composta, além disso será construído uma pesquisa sobre o ensino do Fundamental II e o Ensino médio no Brasil, além disso será estabelecido os parâmetros da arquitetura escolar e como a elaboração de ambientes bem planejados podem ajudar no incentivo aos alunos e a permanência nas escolas brasileiras.viopenAccessEnsino em arquitetura e urbanismointeriorsegregaçãoProjeto Colégio Estadual de Desenvolvimento Urbano Alves.