Maia, Midiã ValérioLeonardi, Ana ClaudiaDomingues, RenataRohweder, Jussara Maria da Silva2018-01-302018-01-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3295Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Este trabalho visa apresentar e discutir aspectos que envolvem uma proposta de leitura dos poemas de Fernando Pessoa, diante do perceptível distanciamento instaurado entre o gênero poesia e a sala de aula. A inquietude que norteia esta proposta incide na armadilha pedagógica de que a poesia tem sido, por muitos professores, desconsiderada, fragmentada ou ainda abordada superficialmente, sem que lhe que lhe seja reconhecido o devido valor. A proposta da leitura dos poemas levou em conta imagens, oralidade, emoções, linguagem polissêmica, sons e ritmos. Pretendeu-se destacar a importância da vivência poética para o indivíduo, tendo em vista a formação do leitor, construtor de múltiplos significados, cujos resultados revelou uma literatura pelo viés do reconhecimento e do prazer, sendo responsável pela construção de novos saberes. As atividades desenvolvidas contaram com o apoio das alunas do PIBID, da UTFPR/PB, no Colégio Estadual São João Bosco de Pato Branco - PRporopenAccessFernando Pessoa (1888 -1935) - poeta portuguêsPoemaLetramento literário“O que cabe num poema” - uma proposta de letramento literário por intermédio da leitura de poemas de Fernando PessoaconferenceObject