Euclides, Ingrid Nascimento2023-02-152023-02-152022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7159Este trabalho teve como proposta analisar como o Programa Saúde na Escola (PSE) busca promover saúde e prevenir agravos e vulnerabilidades em saúde nos adolescentes, com a intenção de saber do impacto das suas ações buscou-se correlacionar os dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE).Utilizou-se de revisão de literatura integrativa e os artigos coletados das plataformas: BVS, Scielo, Lilacs, Eric usando as categorias: adolescência; programa saúde na escola; direitos humanos publicados no período de 2000 a 2020. Foram analisados o comparativo de dados dos 10 anos de PeNSE, que possibilitou visualizar os impactos das ações do programa nos adolescentes, tendo algumas quedas nos percentuais e regressões no que abrange as vulnerabilidades. Conclui-se que o programa tem grande potencial de realizar mudanças significativas nos adolescentes, promovendo saúde e direitos humanos, mas precisa reavaliar o impacto de suas ações a partir dos dados da PeNSEporopenAccessPrograma Saúde na EscolaPesquisa Nacional de Saúde EscolarPromoção da SaúdeDireitos HumanosAdolescentePrograma Saúde na Escola e Pesquisa Nacional de Saúde Escolar: uma Perspectiva de Promoção da Saúde e Direitos Humanos para AdolescentesbachelorThesis