Laperuta, Érika NishiiyeAdass, Samira El2017-10-302017-10-302014-102316-8285https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2859Anais do II Seminário Seminário Estadual PIBID do Paraná: tecendo saberes / organizado por Dulcyene Maria Ribeiro e Catarina Costa Fernandes — Foz do Iguaçu: Unioeste; Unila, 2014Construir uma relação entre os conhecimentos científicos e os saberes escolares proporciona ao acadêmico uma apropriação da realidade, para isso se faz necessário à permanência em contexto real, a escola. Essa participação não pode-se resumir a observações, mas, em assumir algumas funções docentes em conjunto com o professor supervisor, como por exemplo: elaborar as aulas, planejar e organizar os conteúdos a serem estudados, pesquisar e criar estratégias de ensino. Desta forma, surge o seguinte problema: Como organizar de forma didática o ensino do jogo com elástico para turmas do ensino fundamental I? Tendo como objetivo Identificar o que compreendem, e investigar a história do jogo, e tornar significativo, criar intervenções para o ensino das regras e forma de se jogar. Por fim, verificamos que o ensino a partir dessa forma de sistematização e intervenção seja apropriado para uma formação crítica dos alunosporopenAccessFormação - docênciaJogosIniciação a docência: um relato de experiência nas aulas de educação física sobre o jogo popular com elásticoconferenceObject