OrientaçãoSANTOS, KAMILA2025-12-212025-12-212025-12-03https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/9505Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração Pública e Políticas Públicas.O presente estudo analisa a importância da educação financeira no ambiente escolar como instrumento de sensibilização e formação crítica dos jovens diante da crescente legalização e popularização dos jogos de aposta no Brasil. A regulamentação das apostas de quota fixa ampliou o acesso de adolescentes e jovens a práticas financeiras de alto risco, ao mesmo tempo em que os baixos níveis de letramento financeiro no país favorecem comportamentos impulsivos e endividamento precoce. Com a massiva exposição a estratégias de marketing digital que associam o jogo à promessa de ganhos fáceis, tornase essencial compreender como a escola pode atuar na formação de competências para decisões econômicas responsáveis. A pesquisa adota abordagem qualitativa, análise bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com o Secretário Municipal de Educação de Foz do Iguaçu e com um informante da direção de escola, a fim de mapear ações e percepções institucionais a respeito do tema. Os resultados indicam que, embora existam iniciativas pontuais relacionadas à educação financeira, persistem desafios como a ausência de sistematização curricular, lacunas na formação docente e a necessidade de maior alinhamento entre políticas educacionais e os riscos emergentes das apostas legais.openAccessEDUCAÇÃO FINANCEIRALETRAMENTO FINANCEIROCOMPORTAMENTO ECONOMICOENDIVIDAMENTOEDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO PREVENÇÃOAPOSTAS LEGAIS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU