Campos, Priscilla Oliveira Pinto de2017-09-192017-09-192016-08https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/2403IX Congresso Brasileiro de Hispanistas realizado nos dias 22 a 25 agosto 2016É primeira vista, a ruína é como um alienígena, cercada pela crueldade do presente, por uma expectativa descabida do futuro e pela melancolia constante que atravessa toda enunciação antes impossível de ser contemplada. Ao analisar essa estranha imagem do passado em obras contemporâneas, nos aproximamos do grito que ecoa, sem cessar, pelo vórtice do tempo: algo ainda indecifrável, porém, fundamental para suportamos o tal do mundo, essa entidade com a qual tentamos sempre estabelecer diálogos possíveis. Neste artigo, para entender tal processo, investigamos as ruínas da obra "Kassel não convida à lógica", assinada pelo escritor catalão Enrique VilaMatas – um dos maiores nomes da literatura contemporânea de língua espanhola. Ao longo desse romanceensaio, VilaMatas disserta sobre a sua experiência na Documenta 13, importante evento de arte contemporânea na Europa. Em sua escrita, encontramse formas de articular percepções nas quais o passado é apenas um motivo para reconfigurar os propósitos que envolvem a literatura e a arteporopenAccessRuínas de KasselEnrique VilaMatas - escritor catalãoRuínas de Kassel: colapso e recuperação na escrita de Enrique VilaMatasconferenceObject