OrientaçãoNascimento Barros, Luis FernandoFranzi, Juliana2022-08-022022-08-022022https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6673Artigo publicado como requisito para obtenção do título de especialista em Ensino de História e América Latina.O presente artigo analisa a temática do folclore no currículo da Educação Básica em contexto nacional. Para isso, investiga alguns documentos curriculares, a exemplo dos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a finalidade de observar, em tais documentos, o tratamento ofertado ao Folclore na Educação Básica. Isto posto, a pesquisa segue o método de pesquisa documental, e também recorre às bibliografias de autores como Brandão, Cascudo e outros. Os resultados apontam que: (i) o Folclore não é apresentado de maneira clara nos documentos; (ii) o tratamento é feito de forma transversal, esbarrando em uma contradição, em virtude da tradição de um trabalho pedagógico que valoriza o ensino tradicional; (iii) nas poucas ocasiões em que o tema do Folclore é abordado, o trabalho pedagógico é pontual e reducionista.poropenAccessBNCC; Currículo; PCNs; Folclore.O (Não) Lugar do Folclore no Currículo da Educação BásicabachelorThesis