Santos, Pedro Afonso Cristóvão dosSabino, André Felipe Delfino dos Reis2020-03-112020-03-112019-12-04SABINO, André F D R. ​ Historicidade no Templo Chen Tien de Foz do Iguaçu (1996-2019). 2019. 116 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (História- América Latina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5611Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial para a obtenção de título de bacharel em História-América Latina. Orientador: Prof. Dr. Pedro Afonso Cristóvão dos Santos.Esta monografia se propõe ao estudo das relações com o passado e com o tempo exercidas e representadas pelo Templo Chen Tien em Foz do Iguaçu, desde sua fundação em 1996 EC. Também tem como objeto interpretar qual seria seu propósito, considerando suas condições de implantação e suas transformações até o presente. Compreender suas prioridades foi imprescindível para captar as heterogêneas relações com a história fornecidas a partir dali, suas historicidades. Este Templo, que segue a tradição do Budismo Terra Pura Chinês, pode ser considerado como um templo étnico em movimento para globalizar-se. Tais historicidades podem atingir um vasto alcance, dada a alta circulação de suas imagens e conceitos e de pessoas em suas imediações, principalmente depois da vinculação com o circuito turístico da região da Fronteira Trinacional. Para tanto, nos embasamos no conceito de historicidade em modo transcultural. As historicidades emergem juntamente com cinco importantes crenças: historicidade do samsara, historicidade da era da decadência, historicidade de Maitreya, historicidade do vazio e historicidade do karma. A análise da assimetria entre as importâncias delegadas a elas nos revela que apenas as duas últimas recebem prioridade nesta vertente budista. Esta ênfase pôde ser verificada na análise das narrativas e práticas devocionais associadas aos monumentos do Templo. Para esta verificação, partimos de minha experiência ali como guia, analisando todos estes elementos fundamentais como fontes históricas e visando a realização de uma etnografia da historicidade.Esta monografía se propone a estudiar las relaciones con el pasado y con el tiempo ejercidas y representadas por el Templo Chen Tien en Foz do Iguaçu, desde su fundación en 1996 EC. También tiene como objeto interpretar cuál sería su propósito, considerando sus condiciones de implantación y sus transformaciones hasta el presente. Compreender sus prioridades fue imprescindible para captar las heterogéneas relaciones con la historia suministradas desde allí, sus historicidades. Este Templo, que sigue la tradición del Budismo Tierra Pura Chino, puede ser considerado como un templo étnico en movimiento para globalizarse. Tales historicidades pueden lograr un vasto alcance, tomada la alta circulación de sus imágenes y conceptos y de personas en sus inmediaciones, principalmente después de la vinculación con la circuitería turística de la región de la Frontera Trinacional. Para estos fines, nos basamos en el concepto de historicidad en modo transcultural. Las historicidades emergen juntamente a cinco importantes creencias: historicidade del ​ samsara ​ , historicidade de la era de la decadência, historicidad de ​ Maitreya , ​ historicidade del vacío y historicidade del ​ karma . ​ La análise de la asimetría entre las importancias atribuidas a ellas, nos revela que solo las dos últimas reciben prioridad en esta vertiente budista. Esta énfasis puede ser verificada en el análisis de las narrativas y prácticas devocionales asociadas a los monumentos del Templo. Para esta verificación, partimos de mi experiencia allí como guía, analizando todos estos elementos fundamentales como fuentes históricas y mirando la realización de una etnografía de la historicidade.This monograph propose the study of the relations with the past and the time performed and represented by the Chen Tien Temple in Foz do Iguaçu, since its foundation in 1996 CE. It also has as object the interpretation of which would be its purpose, considering the conditions of it’s implantation and the transformations occurred till the present. To comprehend its priorities was indispensable to capture the heterogeneous relations with history offered through there, its historicities. This Temple, that follows the Chinese Pure Land Buddhism tradition, may be considered as an ethnic temple towards a globalizing movement. Such historicities may achieve a vast range, regarded the high circulation of its images and concepts and the people in its surroundings, mainly after the binding into the touristic circle of the Tri-Nations Area. For that, we based this work on the concept of historicity in transcultural mode. The historicities emerge together with five important beliefs: historicity of ​ samsara , ​ historicity of the decay era, historicity of ​ Maitreya , ​ historicity of the emptiness and historicity of ​ karma . ​ The analysis of the asymmetry between the importances put into them reveal that just the last two receive priority in this buddhist branch. This énfasis can be verified with the analysis of the narratives and devotional practices associated with the monuments of the Temple. To this verification, we stem with my experience there as a guide, analysing all those essential elements as historical sources for the accomplishment of an ethnography of historicity.poropenAccessBudismo Terra PuraTemplo Chen Tien - Foz do Iguaçu (PR) - BrasilEtnografia da HistoricidadeHistoricidade no Templo Chen Tien de Foz do Iguaçu (1996-2019): concepções de tempo no Budismo Terra Pura a partir de fontes narrativas, iconográficas e materiais desde ícone regionalbachelorThesis