Sebold, Luciara FabianeSantos, JulianaJustino, Juliana Simas2018-07-302018-07-302017https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/3921Anais do 35º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul - Área temática: SaúdeOs hábitos alimentares saudáveis devem ser iniciados desde os primeiros anos de vida e devem perpetuar-se até a velhice. O aprender e (re) aprender hábitos saudáveis no cotidiano implicam na melhoria da qualidade de vida. Tem como objetivo promover a degustação de frutas e oleaginosas com crianças e idosos por meio de uma atividade educativa. Realizou-se uma atividade desenvolvida com 30 crianças com idades de 8 à 10 anos e 20 idosos de 68 a 83 anos, em suas respectivas escolas e no Núcleo de Estudos da Terceira Idade. A atividade iniciava com uma conversa sobre os hábitos alimentares e depois uma dinâmica denominada “Caixa Misteriosa”, onde as crianças e os idosos, com os olhos vendados, eram convidados a degustar um pedaço de fruta ou oleaginosa e apenas através do olfato, tato e paladar tentavam identificar o que estavam comendo. Resultados: Quando a atividade é desenvolvida com as crianças observa-se que as mesmas são curiosas e gostam de novos desafios, mesmo verbalizando o não hábito ou o não apresso pela fruta ou oleaginosa degustada, porém experimentam e fazem comentários. Com os idosos não foi muito diferente, também se sentiram motivados, curiosos e desfiados. Chamou a atenção à dificuldade dos mesmos de identificar o sabor do que estavam degustando. Tira-se como conclusão disso que as atividades educativas são formas de desenvolver a promoção da saúde nos diversos cenários de cuidado à saúde, assim como nas diversas faixas etárias da população. A enfermagem tem como um dos compromissos com a comunidade a promoção dos hábitos alimentares saudáveis para que os mesmos sejam estimulados, mantidos e ressignificados ao longo da história de vida das pessoasporopenAccessHábitos alimentaresPromoção da saúdeDos Oito aos 80: promoção de hábitos alimentares saudáveisconferenceObject